Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




DOLCE AMORE MIO
O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️







Buongiorno, principessa!
✈️

DOLCE AMORE MIO

O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️

05
Mai18

A Eurovisão e Quando Torcemos por Dois Países

logoFull_w2000_black.png

Fonte da Imagem

 

Quando era miúda, a Eurovisão era uma das coisas que eu seguia mais atentamente. Sempre foi um dos programas preferidos da minha mãe (dizia ela que lhe recordava a juventude) e a mim dáva-me prazer ir dizendo os nomes das capitais dos países "estranhos" à medida que os seus representantes cantavam (devo dizer que grande parte dos meus conhecimentos geográficos no que diz respeito à Europa vem do Eurovisão). 

 

Estando a morar em Itália (e havendo desde sempre uma paixão imensurável por este pais), encontro-me várias vezes dividida entre torcer por Portugal ou por Itália durante este tipo de confrontos Europeus. Seja no desporto, seja na música, existe sempre esta "batalha" dentro de mim. Todavia, confesso: espero sempre, sempre, que seja Portugal a ganhar (ainda que a nossa música não seja, de todo, a minha preferida). 

 

Uma das coisas que adoro em ambas as músicas é o uso da língua materna: tanto o português como o italiano são línguas que soam muito bem e deixa-me muito feliz esta decisão de não internacionalizar a canção ao fazê-lo na língua inglesa. Percebo que haja uma vantagem para os países que a usem, porém penso que usar a língua mãe seja uma arma ainda mais poderosa, que dá força à mensagem que pretendem transmitir e autenticidade ao programa. 

 

 

Depois da vitoria de Salvador Sobral, um dos maiores "cromos" talentosos que alguma vez passou pelo Ídolos Portugal, a expectativa era muito grande e a fasquia altíssima. Salvador é um músico que marcou não só pela sua voz, mas por uma presença em palco que encantou toda a Europa. A letra e a composição da música eram incrivelmente sensíveis e fizeram as delicias de todos.

 

A música de Cláudia Pascoal encontra-se dentro do mesmo registo "frágil" da música do Salvador e, apesar da sua voz ser doce e fácil de se ouvir, não me encantou tanto como outras de outros países. Sendo sincera, estava muito entusiasmada com a canção do Diogo Piçarra, mas o seu afastamento acabou com a possibilidade de ser ele o grande vencedor. Mas pelos vistos, acusações de plágio estão por todo o lado na Eurovisão e a Itália não escapa... 

 

 

A música de Ermal e Fabrizio transmite uma forte mensagem de anti-guerra. Faz referência a várias cidades que sofreram atentados terroristas nos últimos anos e nasce como resposta aos terrores dos últimos anos, terrores esses que surgiram onde famílias e amigos se reuniam, em lugares e momentos de harmonia: concertos, ruas famosas, lugares sagrados. Semelhante à controvérsia de Diogo Piçarra e as acusações de plágio, também esta dupla sofreu do mesmo tipo de acusação. Em Sanremo, acusou-se os dois artistas de plagiarem uma música do Festival de 2016. Todavia os artistas não foram desclassificados uma vez que o compositor de "Non Mi Avete Fatto Niente" era o mesmo da suposta música plagiada, "Silenzio" (informação retirada daqui)

 

Para finalizar, devo dizer que a música da Alemanha é a minha preferida, a música da Suécia não me sai da cabeça (sou só eu ou tem mesmo um beat que recorda os anos 80?) e que a música de Israel é muito estranha mas igualmente viciante.

 

E vocês, por quem estão a torcer?

8 comentários

Comentar post

Pesquisar

Sobre mim

foto do autor

O Dolce Amore Mio nasceu da vontade de partilhar a minha experiência enquanto voluntária europeia (SVE) em Itália. No entretanto, arranjei espaço para outros temas, como cozinhar e viajar.


Viaja comigo por aqui ✈

dolceamoremioblog instagram.png twitter.png helenaduque@sapo.pt

 

O Meu Livro


Sobre o Livro | Comprar

Roteiro

mm.png

Roteiro em Florença

 

Tell Me What You Love

Adorava saber qual é a tua opinião sobre este blogue e se tens um tema que preferes ler! Seja viagens em Itália, diferenças entre Portugal e Itália, publicações sobre a cultura italiana, ou dicas sobre lifestyle todo o tipo de sugestões são bem-vindas! Diz-me o que adoras ler e viaja comigo ✈

Mensagens

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me