Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




DOLCE AMORE MIO
O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️







Buongiorno, principessa!
✈️

DOLCE AMORE MIO

O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️

06
Jul18

A Minha Família Italiana

A minha família italiana é composta por uma mãe de cinquenta e três anos, uma filha de dezassete e um filho de catorze. A minha família italiana partilha comigo a sua comida, a sua cultura e a sua casa uma vez por semana. Às vezes também partilham tardes de passeios pelo centro de Bolonha.

Untitled.png

 

Desde que comecei a fazer o voluntariado, muitas foram as aventuras que experienciei com amigos. No entanto, são aquelas coisas que fazemos sozinhos que nos fazem acreditar em nós próprios e nos dão motivação para superar os obstáculos que a vida nos apresenta. 

 

Uma das minhas experiências foi (e é) o Dine Home. Muito resumidamente, o Dine Home quer ser um meio para reduzir a distância entre famílias locais e estudantes Erasmus. Um dos objectivos é proporcionar a a ambos os lados uma oportunidade de desenvolver as competências linguísticas da segunda língua.

 

Ainda que não seja uma estudante Erasmus, o meu projecto de Serviço Voluntário Europeu faz parte do programa Erasmus+, pelo que tive a oportunidade de poder inscrever-me no Dine Home Bologna. Uma vez por semana, vou a casa da minha Host Family jantar ou almoçar. Durante a refeição, troco algumas palavras em Inglês com os miúdos e partilho a minha cultura com eles, ajudando assim na desmistificação de certos estereótipos que tinham sobre os portugueses - sendo que fui a primeira pessoa de nacionalidade portuguesa que esta família conheceu. 

 

Penso que a melhor parte desta experiência, como quis dar a entender no inicio desta publicação, é que a faço sozinha. No inicio é bastante constrangedor: estamos na casa de desconhecidos, numa zona totalmente fora daquela nossa de conforto. Todavia, é algo que aconselho a todos a que tenham oportunidade de fazer, porque é verdadeiramente uma experiência enriquecedora: conhecemos novas pessoas, novas prespectivas de vida e outras partes de uma cultura onde estamos e que nem sempre vivemos totalmente porque nos isolamos com os nossos amigos (que maior parte das vezes são estrangeiros como nós). Depois do primeiro encontro, tudo se torna mais fácil, ao ponto de nos sentirmos quase como em casa. 

 

Pesquisar

Sobre mim

foto do autor

O Dolce Amore Mio nasceu da vontade de partilhar a minha experiência enquanto voluntária europeia (SVE) em Itália. No entretanto, arranjei espaço para outros temas, como cozinhar e viajar.


Viaja comigo por aqui ✈

dolceamoremioblog instagram.png twitter.png helenaduque@sapo.pt

 

O Meu Livro


Sobre o Livro | Comprar

Roteiro

mm.png

Roteiro em Florença

 

Tell Me What You Love

Adorava saber qual é a tua opinião sobre este blogue e se tens um tema que preferes ler! Seja viagens em Itália, diferenças entre Portugal e Itália, publicações sobre a cultura italiana, ou dicas sobre lifestyle todo o tipo de sugestões são bem-vindas! Diz-me o que adoras ler e viaja comigo ✈

Mensagens

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me