Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




DOLCE AMORE MIO
O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️







Buongiorno, principessa!
✈️

DOLCE AMORE MIO

O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️

26
Jun18

Avaliação do Voluntariado Europeu

36188078_10212224909801192_53076495069830184976_n.

Descansado à sombra das flores cor-de-rosa da estação de comboios de Orte.

 

 Quando fazemos um Serviço Voluntário Europeu, existem dois momentos obrigatórios: o On Arrival Training e o Mid-Term Evaluation. O primeiro acontece durante os primeiros três meses de voluntariado e serve para aprendermos o que é o voluntariado europeu, quais são as nossas obrigações e direitos e como podemos tirar melhor partido desta experiência. O segundo, a meio do voluntariado (dependente da duração do vosso S.V.E.) serve para fazer a avaliação de como está a correr o projecto e perceber o porquê de algo estar a correr (se for o caso). 

 

Sendo muito sincera, como o sou sempre, devo dizer que estes dois eventos não foram recebidos com muito entusiasmo...  ter de deixar o nosso trabalho, fazer uma viagem longa e passar uma semana com pessoas estranhas a fazer-se sabe-se lá o quê foram sempre os motivos para não estar muito entusiasmada. Isto sucede especialmente porque o meu S.V.E. está a ser um sonho e adoro tudo o que faço, todos os projectos em que estou envolvida (descobri recentemente que não é assim para todos os voluntariados, não somos todos nós que temos a sorte e oportunidade de trabalhar em algo que realmente gostamos e com pessoas que valem a pena). 

 

No entanto, foram dois momentos do meu S.V.E. que se demonstraram inesquecíveis. Infatti, conhecer imensas pessoas novas e fazer sabe-se lá o quê revelou-se dos momentos mais importantes na minha formação enquanto voluntária e enquanto pessoa; o meu circulo de amigos cresceu (assim como o número de casas onde posso fazer férias em Itália e no mundo) e aprendi um montão de coisas através da educação não-formal, a ideologia onde se baseia todo o Serviço Voluntário Europeu e grande parte dos projectos Erasmus+

 

Falarei do On Arrival Training em outra ocasião, uma vez que foi a primeira vez que viajei para Génova e tenho imensas fotografias para mostrar (no momento indisponiveis pela não funcionalidade das entradas USB do meu pobre computador).

 

Mid-Term Evaluation foi em Vitorchiano, uma cidade no meio do Lazio, onde se pode encontrar uma loja de chineses, um café, um supermercado (este a meia hora de caminho) e o hotel onde estávamos nós. Aqui, pode-se compreender que escolheram o destino perfeito para 60 pessoas entre os 18 e os 29 anos - não havia cá distrações para ninguém! Todavia, todas as três noites que ali passámos fizemos festa (com e sem Carabinieri à mistura - isto é, a GNR italiana) pelo que a velha máxima de que quem faz o sítio são as pessoas, é rainha neste caso. 

 

Todos os MTE são diferentes, isto porque fica a cargo dos formadores como devem abordar os vários assuntos. Neste caso, foram muitas as actividades de team building. Foram muito os jogos cujo objectivo só poderia ser atingido com o trabalho de equipa. Outros, em que tínhamos de confiar absolutamente nos colegas e deixarmos-nos guiar às cegas (literalmente!). Todavia, este MTE serve especialmente para compreender o que se aprendeu até agora com o nosso voluntariado e o que se poderá fazer depois.Como se poderá superar os sentimentos que nos atacarão quando temos de voltar a casa... 

 

Este MTE foi especial porque conheci imensos portugueses com quem me senti em casa. Ver uma partida de futebol (Portugal x Marocco) com estes tugas foi um bocadinho como estar em casa; ouvir falar em português com diversos acentos foi um aconchego à alma que só quem está fora de Portugal muito tempo consegue sentir e apreciar. 

 

A ti, que estás a pensar fazer o Serviço Voluntário Europeu (em Itália ou em outro país qualquer) aconselho-te a não teres demasiadas expectativas sobre este tipo de encontros mas também a não ires com uma mentalidade negativa e fechada. Vai e vê como é. Fala com toda a gente antes de começares a fazer juízos de valor e dá oportunidade às pessoas de te falarem e de te conhecerem. Vais ver que te surpreenderás! 

Pesquisar

Sobre mim

foto do autor

O Dolce Amore Mio nasceu da vontade de partilhar a minha experiência enquanto voluntária europeia (SVE) em Itália. No entretanto, arranjei espaço para outros temas, como cozinhar e viajar.


Viaja comigo por aqui ✈

dolceamoremioblog instagram.png twitter.png helenaduque@sapo.pt

 

O Meu Livro


Sobre o Livro | Comprar

Roteiro

mm.png

Roteiro em Florença

 

Tell Me What You Love

Adorava saber qual é a tua opinião sobre este blogue e se tens um tema que preferes ler! Seja viagens em Itália, diferenças entre Portugal e Itália, publicações sobre a cultura italiana, ou dicas sobre lifestyle todo o tipo de sugestões são bem-vindas! Diz-me o que adoras ler e viaja comigo ✈

Mensagens

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me