Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




DOLCE AMORE MIO
O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️







Buongiorno, principessa!
✈️

DOLCE AMORE MIO

O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️

29
Ago18

Florença | Dia 1 - As Paisagens

Voltei a Florença durante as férias deste Verão e vivi-a come nunca a tinha vivido antes. Dois dias na capital da Arte e da Cultura italiana, dois dias de muita gente, muito calor, muito Sol mas também muita chuva. Foram dois dias de museus, igrejas, pessoas, lugares e comida muito boa. Foram dois dias de uma correria incrível, de muitos quilómetros percorridos a pé mas também de uma satisfação inigualável. Florença é, sem dúvida, umas das cidades mais bonitas onde já estive e onde voltarei sempre que possível. 

 

2.jpg

Ponte Vecchio, uma das atracções principais de Florença. É entre esta ponte e o Mercato del Porcellino que se encontra a agência para comprar o bilhete do bus turístico que eu falo aqui.

 

Contexto da viagem: Verão, cidade lotada de pessoas, tempo que combinava calor e chuva, duas pessoas com pouca vontade de caminhar.

 

Dia 1 - Ver as Vistas

A primeiríssima coisa que fizemos quando chegámos a Florença foi ir à Bilheteira do Grande Museu del Duomo, comprar a entrada para o Battistero, para o Museu e para a Torre di Giotto. Como fomos super cedo não demorámos nada na fila. Também é possível comprar on-line, mas como foi uma viagem "ao sabor do vento", acabei por não organizar muito antes. Cada bilhete custa 18€ e tem-se 72h depois da primeira entrada. Todavia, como escrevi na publicação 4 Motivos para Apanhar o City Sightseeing Bus em Florença, o primeiro dia foi, basicamente, para a aproveitar as vistas. Fizemos imensas voltas com este bus e visitámos os sítios mais distantes do centro histórico. Visitámos o Palazzo Pitti durante a manhã, o que foi uma grande desilusão porque não nos apercebemos que o palácio estava fechado e acabámos só por visitar os Giardini dei Boboli (Jardins dos Boboli). 

 

13.jpg 5.jpg

Entrada do Palazzo Pitti e entrada do Giardini dei Boboli. Os jardins são algo de fantástico, parecia que estava no Olimpo. Uma atmosfera muito particular, no entanto pagava outra vez para ir lá (10€ o bilhete).

 

8.jpg

 

Dentro dos jardins existe o Museu de Porcelanas, que se encontra neste edifício cor-de-rosa. O melhor: é preciso subir todo o o jardim para chegar até lá acima! Custa um bocadinho, mas não é nada que não se faça. Levem ténis, principalmente se querem explorar bem o jardim. O senhor da bilheteira disse-me que a visita poderia demorar mais de duas horas, fossem percorridos todos os caminhos e vistas todas as estátuas.

 

12.jpg

A vista para as colinas onde se encontra Fiesole.

 

Dicanão façam como eu, que dei por certo que, como estávamos numa cidade mega turística durante o Verão, tudo estava aberto. Não estava. Grande parte dos museus e monumentos a pagamento estão fechados às segundas.

 

Depois, ainda na mesma manhã, continuámos a fazer todo o percurso da cidade com o bus, na linha B; passeámos pelas colinas e decidimos sair no Piazzale Michelangelo, onde se tem uma vista fantástica sobre a cidade. Tão fantástica que lá fomos parar durante a manhã e durante a tarde, esta última para ver o pôr-do-sol.

7.jpg

A vista sobre a cidade durante a manhã

 

De manhã, não havia quase ninguém; ao fim da tarde, havia música ao vivo mas não havia espaço nem para nos sentarmos nas escadas, nem para nos encostarmos ao muro. Uma das coisas a fazer em Florença é beber um copo de vinho toscano enquanto se vê a paisagem no Piazzale Michelangelo com o pôr-de-sol e, realmente, para quem quer descontrair e aproveitar a companhia dos amigos, é um sítio fantástico. Para quem quer apreciar a vista, tirar fotografias e estar tranquilo, sem muita gente, não aconselho este lugar depois das cinco horas da tarde. De resto, esta praça não tem mais nada de interessante, a não ser uma cópia da estátua de David, de Michelangelo e dois ou três vendedores ambulantes que vendem os típicos chapéus, óculos de sol, entre outros. 

 

9.jpg

O piazzale durante ao pôr-de-sol depois de uma tarde chuvosa

 

Voltámos com o bus para o centro e saímos na paragem ao pé da estação Santa Maria Novella. Dali ao Mercato di San Lorenzo são 10 minutos pouco caminhados. Recomendo a quem quiser comer bem e típico, mas não assim tão em conta. O conceito lembrou-me o Mercado da Ribeira, em Lisboa. Infelizmente, não tirei fotografias neste sítio porque entretanto fiquei sem bateria, no entretanto podem ver aqui mais informações. 

 

11.jpg

 Lateral e torre do Duomo de Fiesole

 

Acabámos de almoçar e estávamos com intenção de dar uma voltinha pelo centro, mas no entretanto começou a chover fortemente. Só tivemos tempo de chegar ao B&B (farei a minha review sobre ele num próximo post) e esperar que a tempestade passasse. Quando a tempestade passou, lá fomos nós andar dar outra volta no bus sightseeing. Acabámos por apanhar a linha B e fomos visitar Fiesole. Fiquei completamente encartada com as paisagens de Florença até Fiesole porque subimos as colinas e o verde da cidade, da Toscana, é uma imagem incrível. Depois de Fiesole, tornámos para o centro sempre com o bus, o que ainda demorou entre uma hora e uma hora e meia, sendo que passámos pelo exterior da cidade, passando inclusive pelo Estádio da Fiorentina

 

 Em breve, o segundo dia deste passeio maravilhoso 

unnamed.jpg

 

6 comentários

Comentar post

Pesquisar

Sobre mim

foto do autor

O Dolce Amore Mio nasceu da vontade de partilhar a minha experiência enquanto voluntária europeia (SVE) em Itália. No entretanto, arranjei espaço para outros temas, como cozinhar e viajar.


Viaja comigo por aqui ✈

dolceamoremioblog instagram.png twitter.png helenaduque@sapo.pt

 

O Meu Livro


Sobre o Livro | Comprar

Roteiro

mm.png

Roteiro em Florença

 

Tell Me What You Love

Adorava saber qual é a tua opinião sobre este blogue e se tens um tema que preferes ler! Seja viagens em Itália, diferenças entre Portugal e Itália, publicações sobre a cultura italiana, ou dicas sobre lifestyle todo o tipo de sugestões são bem-vindas! Diz-me o que adoras ler e viaja comigo ✈

Mensagens

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me