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DOLCE AMORE MIO
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25
Set18

O Outono Chegou e Estes São os Hábitos a Serem Reforçados

A estação mais encantadora do ano chegou! Se Setembro é o mês dos recomeços, o Outono é a estação dos renascimentos. As roupas quentinhas saltam cá para fora e as roupas de Verão voltam para as caixas, no fundo do armário. É com o Outono que chega a vontade de meter as calças de fato de treino e acordar cedo, para fazer uma caminhada com o fresco da manhã. Durante este ano de Serviço Voluntário Europeu comecei o excelente hábito de acordar cedo e caminhar durante a manhã, mas quando chegámos à altura do fim da Primavera, ficou impossível continuar. As temperaturas quentes e a humidade tornaram desconfortáveis qualquer actividade fora de casa, longe do ar condicionado. 

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Chá preparado e agenda aberta para inicio de trabalho. Uso o meu bullet journal, que serve de diário e de agenda, onde aponto tudo o que seja de responsabilidade, tenha a ver com a vida pessoal ou com a vida profissional. Antes usava o telemóvel, o que não ajudava a meter as coisas em perspectiva. Desde que comecei a anotar as coisas à mão, tem sido mais fácil até de arranjar mais tempo para coisas como ler ou ouvir um podcast. Esta é uma peça fundamental para mim, pois ajuda-me na organização dos 5 hábitos a serem reforçados na nova estação

 

1. Acordar cedo e preparar o dia

Se há cosa a que quero retornar é ao bom hábito de acordar cedo, fazer uma caminhada e preparar o chá para levar o trabalho. Desde que comprei o meu copo térmico que a minha vida melhorou consideravelmente. Comecei a ingerir a quantidade de líquidos necessários ao bom funcionamento do meu corpo e deixei de gastar dinheiro a comprar chá ou café na máquina do escritório (que nem são nada bons...) para ter sempre comigo o meu chá verde ou de hibisco, os meus preferidos para começar a manhã. Além disso, acordando cedo é a melhor forma para fazer tarefas como meter a roupa a lavar, lavar a loiça que, provavelmente, ficou da noite anterior, ou ler um bocadinho enquanto bebo o café com que desperto. Durante as minhas caminhadas, gosto de ouvir música, mas ultimamente tenho andado mais virada para os podcasts

 

 

2. Arranjar tempo para estudar

Confesso: não fiz nada durante este Verão! O tempo quente convida até à piscina ou à praia. Estando num país tão lindo e maravilhoso como Itália, também convida aos passeios pela montanha ou pelos parques das cidades. Ao fim do dia, fazer uma caminhada pelos parques de Bolonha é uma sensação de outro mundo; as pessoas estão todas na rua a tomar o aperitivo, as temperaturas são mais amenas e as cores do pôr-do-sol combinam com os edifícios vermelhos da cidade. Ou seja, há vontade para tudo menos para me sentar à secretária, a estudar. Mas é necessário. 

Ainda que já tenha acabado os meus estudos (por agora), uma estudante de línguas não pode deixar, simplesmente, de estudar. Ou, ao menos, eu assim penso. Ler muito, escrever muito, pesquisar muito e voltar a escrever muito é importante para exercitar as línguas que se conhece. 

 

3. Organizar o blogue 

Depois das publicações Como se Mantém um Blog? e Um Blogue Precisa Ser Organizado?, gostaria de organizar as publicações que vou fazendo por aqui de maneira a não perder o fio à meada. Aprendi que o mais importante é escrever aquilo que me dá mais gosto, mas mantém-me motivada as vossas visitas, os vossos comentários e as vossas críticas construtivas

 

4. Substituir algumas peças para o Outono/Inverno

Depois de vos ter falado aqui do meu declutter (ou destralhar, como preferirem) do armário de Verão, com o tirar das peças de Inverno do fundo do armário, também serve experimentar e substituir as peças que não ficam bem ou que já deram o que tinham a dar. No caso de servir, também é um boa altura para começar a pensar nas coisas a serem substituídas. No meu caso, seriam estas as peças a serem adquiridas, uma vez que a minha mochila Eastpack que já conta com dez anos de vida (dez anos!) está em mau estado - depois de ter feito terceiro ciclo, secundário e universidade às minhas costas - e que gostaria de investir num par de botas confortáveis apropriadas à caminhada em zona de montanha. 

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Mochila Botas

 

5. Melhorar hábitos alimentares

Se há coisa em que melhorei muito nos últimos tempos (nos últimos dois anos) foram os hábitos alimentares. Desde o corte total de bebidas com açúcar (incluindo meter açúcar no café e no chá) a deixar de beber leite e a reduzir em geral o consumo de produtos lácteos, a verdade é que tudo isto se reviu na minha forma física e no meu bem-estar psicológico. Perdi 14kg com esta melhora e com o (pouco) exercício físico que fui fazendo. Mas sei que há espaço tanto para melhorar a parte do comer, como a parte do exercitar. Tenho vontade de eliminar mais produtos de origem animal da minha dieta e começar a fazer mais exercício físico, uma vez que o meu problema de binge eating está controlado.

 

Vocês concordam com estes hábitos? Como é óbvio, não sou perfeita a mantê-los, é preciso sempre uma dose extra grande de coragem e motivação para sair da cama. Mas depois os resultados compensam!
Também os vivem, ou têm outro modo de encarar esta estação que traz os dias mais frios?

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