Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




DOLCE AMORE MIO
O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️







Buongiorno, principessa!
✈️

DOLCE AMORE MIO

O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️

19
Set18

Portugal vs Itália | O Pastel de Nata e o Cornetto Dolce

P_20180315_160107.jpg

Ser emigrante é ter saudades da simplicidade que é ir a um café ou um bar, pedir um café e um pastel de nata. O café vem cheio e o pastel de nata com canela. Primeiro come-se o creme com a colherzinha que usámos para mexer o açúcar, depois vamos bebericando o café com calma, apreciando o sabor, a textura e a cremosidade. Ser emigrante é ter tantas saudades que se comete a loucura de tentar reproduzir um daqueles que é considerado símbolo nacional da gastronomia portuguesa. Ser emigrante é falhar miseravelmente, mas ainda assim saber melhor do que nada. 

 

1.jpg

Ser emigrante em Itália é ir a um café ou um bar pela manhã e pedir um cornetto dolce (croissant doce) e um cappuccino. No caso da intolerância à lactose, um café (que vem sempre curto, curtinho... aquilo a que nós chamamos uma italiana!), que vem sempre acompanhado de uma goccia d'acqua ("gota de água") natural ou com gás. Ser emigrante em Itália é não ter um pata de veado, um babá de chocolate ou um bolo xadrez (o meu preferido!), mas haver cannolo siciliano com creme de ricotta, ciambella ou todos os pasticcini ("bolinhos") cheio de cor, sabor, creme e fruta. Não me posso queixar. 

 

IMG_20180918_114823.jpg

O café mais in fica, normalmente, na praça principal da cidade.

 

Ir ao café tomar o pequeno-almoço é um modo de socialização muito difuso nesta para da Emilia-Romagna, sendo que as tradições e hábitos mudam muito de região para região. Aqui, todas as horas são boas para ir ao bar prendere un caffè ("beber um café"), mas antes de ir para o trabalho ou a meio da manhã, é sagrado!  

 

unnamed.jpg 

2 comentários

Comentar post

Pesquisar

Sobre mim

foto do autor

O Dolce Amore Mio nasceu da vontade de partilhar a minha experiência enquanto voluntária europeia (SVE) em Itália. No entretanto, arranjei espaço para outros temas, como cozinhar e viajar.


Viaja comigo por aqui ✈

dolceamoremioblog instagram.png twitter.png helenaduque@sapo.pt

 

O Meu Livro


Sobre o Livro | Comprar

Roteiro

mm.png

Roteiro em Florença

 

Tell Me What You Love

Adorava saber qual é a tua opinião sobre este blogue e se tens um tema que preferes ler! Seja viagens em Itália, diferenças entre Portugal e Itália, publicações sobre a cultura italiana, ou dicas sobre lifestyle todo o tipo de sugestões são bem-vindas! Diz-me o que adoras ler e viaja comigo ✈

Mensagens

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me