Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




DOLCE AMORE MIO
O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️







Buongiorno, principessa!
✈️

DOLCE AMORE MIO

O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️

18
Set18

Sulmona | A cidade dos Confetti

Região: Abruzos
Cidade distrito: Áquila

7.jpg
No coração da cidade, vemos o viaduto que a atravessa e a montanha, que envolve todo o cenário fantástico desta cidade tão pouco falada em termos turísticos.

 

Sou uma miúda sortuda, sempre o fui. E durante este ano de Serviço Voluntário Europeu ainda o fui mais, uma vez que tive oportunidade de viajar por sítios maravilhosos, fascinantes e realmente ricos culturalmente. Durante este Verão, em específico, viajei até à cidade de Sulmona, nos Abruzos. Esta cidade ficou especialmente conhecida depois que Harry e Meghan escolheram os Confetti de Sulmona para o seu matrmónio real. Todavia, não foi a primeira que estes confetti foram escolhidos para um casamento real; também foram os predilectos para o casamento de Carlo e princesa Diana, assim como o casamento de William e Kate. Mas afinal o que são os confetti? Nada mais, nada mais que as típicas amêndoas da Páscoa! Com um coração de amêndoa, estes confetti juntam este fruto seco à massa de açúcar e goma arábica. Este tipo de confetti é o tradicional, mas hoje em dia já se fazem de todos os tipos. Por exemplo, com avelãs e chocolate, ou limão. De qualquer forma, são um festim para o paladar!

 

 

6.jpg 3.jpg

As ruas de Itália - de toda a Itália! - são sempre um cenário fantástico! | Duas flores feitas de confetti - que espectáculo!

 

A particularidade dos confetti de Sulmona é que são trabalhados de forma particular. Feitos à mão, é possível encontrar pelas ruas da cidade montras "floridas" de confetti: cada pétala é comestível e bem-vinda! Como podem imaginar, é um trabalho minucioso, no qual se deve empenhar tempo, dedicação e criatividade. Para os não fãs desta beleza, também é possível comprar pacotes normais de confetti.

 

2.jpg 5.jpg

Tentando ~muito pouco~ tirar fotos giras. O meu fotógrafo é o homem mais talentoso e paciente do mundo!

 

1.jpg

Sabem porque é a que as piazza (praças) são tão importantes na cultura italiana? Porque serve de ponto de encontro a amigos, namorados e vizinhos; serve como palco a manifestações culturais e artisticas, como concertos ou assembleias. Esta na fotografia é a Piazza XX Settembre, onde podem ver a estátua do famoso poeta Ovídio, nascido nesta cidade. Todavia, existe uma outra praça importante na cultura desta cidade, que se chama Piazza Garibaldi, também conhecida como Piazza del Mercato ("Praça do Mercato", porque é onde se organizava e ainda se organiza o mercado semanal). Todavia, esta encontrava-se fechada porque naquela noite se realizaria ali uma das edições da Giostra Cavalleresca di Sulmona, uma actividade cultural belissima, cheia de representações do passado! Quem tiver curiosidade, poderá consultar este site, uma vez que não estou em grado de falar deste evento.Infelizmente, não pude ficar para ver!

 

8.jpg 9.jpg

Nestas fotografias, é possível ver a Fontana del Vecchio ("Fonte do Velho") e a fachada da fábrica de confetti que se diz ser a mais antiga de Itália.

 

Esta fonte existe desde antes 1474. O seu nome vem da figura de um velho, que a caracteriza. Diz a tradição que o velho representando é o mítico fundador de Sulmona: Solimo, um dos amigos do herói troiano Enea, enquanto outros dizem que seria uma representação da nobre família de Vecchis.

 

4.jpg

Igreja de Santa Maria della Tomba 

Esta igreja é um bocadinho particular. Por fora, não é muito estética, mas dentro garanto-vos que dentro é diferente, muito mais ornamentada do que aquilo que se poderia pensar. Reza a lenda que esta igreja foi construída a partir de um templo pré-existente dedicado a Júpiter, e que a casa do famoso poeta Ovídio era também nesta área. É uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Assunção. 

 

IMG-20180822-WA0024.jpg

 Igreja da Nossa Senhora Annunziata na rua principal de Sulmona: Corso Ovidio

 

IMG-20180822-WA0009.jpg IMG-20180822-WA0013.jpg

O interior da Annunziata.

 

IMG-20180822-WA0034.jpg IMG-20180822-WA0023.jpg

Porta Pacentrana. Como o nome indica, "para o centro" da cidade. Estima-se que seja do século XIII.

IMG-20180822-WA0069.jpg

O centro histórico de Sulmona é fácil de percorrer a pé, pois todos os monumentos estão muito perto uns dos outros. A melhor maneira de chegar a esta cidade é de carro, pois sendo uma cidade de montanha, os transportes públicos são inexistentes. Nós percorremos as auto-estradas que ligam Teramo a Áquila e fomos, basicamente, seguindo o GPS (our best friend!). Só pelo cenário das montanhas que envolvem a cidade, já vale a pena o esfoço 

 

unnamed.jpg

 

Pesquisar

Sobre mim

foto do autor

O Dolce Amore Mio nasceu da vontade de partilhar a minha experiência enquanto voluntária europeia (SVE) em Itália. No entretanto, arranjei espaço para outros temas, como cozinhar e viajar.


Viaja comigo por aqui ✈

dolceamoremioblog instagram.png twitter.png helenaduque@sapo.pt

 

O Meu Livro


Sobre o Livro | Comprar

Roteiro

mm.png

Roteiro em Florença

 

Tell Me What You Love

Adorava saber qual é a tua opinião sobre este blogue e se tens um tema que preferes ler! Seja viagens em Itália, diferenças entre Portugal e Itália, publicações sobre a cultura italiana, ou dicas sobre lifestyle todo o tipo de sugestões são bem-vindas! Diz-me o que adoras ler e viaja comigo ✈

Mensagens

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me