Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




DOLCE AMORE MIO
O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️







Buongiorno, principessa!
✈️

DOLCE AMORE MIO

O blogue de uma Portuguesa em Itália ✈️

04
Abr18

[SVE] Do procurar ao ser selecionada

23658726_1754238014628093_4984544346885268629_n.jp

Uma das minhas fotos preferidas do meu SVE até agora. Amigos incríveis, memórias inesquecíveis...

 

Um dos motivos pelos quais quis criar este blogue foi, exactamente, para poder partilhar a minha experiência enquanto voluntária num projecto europeu. Se não tens a mínima ideia do que seja o Serviço Voluntário Europeu podes carregar aqui, eu explico tudo! 

 

Sempre tive a ideia de fazer um gap year depois da faculdade, sempre fez sentido para mim tirar um tempo para decidir se gostaria de continuar a estudar ou não, no que gostaria de trabalhar e que tipo de futuro profissional gostaria de ter. Ponderei muitas hipóteses: desde inscrever-me através do programa Gap Year ou ser Au Pair através do site Au Pair World. Todavia, a opção do S.V.E. pareceu a mais segura e mais interessante, com melhores condições e maiores oportunidades (para aquilo que eu procurava).

 

Como estudante de línguas e literaturas, no terceiro e último ano da licenciatura, escolhi Itália para estudar com o programa Erasmus+. Já licenciada e muito apaixonada por este país, decidi aprofundar ao máximo os meus conhecimentos da língua e da cultura italiana com o serviço voluntário europeu. Como sabia qual o país onde queria desenvolver este projecto, comecei a procurar projectos das mais diversas áreas.

 

Comecei a procurar projectos alguns meses antes de acabar a licenciatura (Maio ou Junho). Enviei um milhão de candidaturas, recebi centenas de "não" e alguns nem responderam e, por fim, fui seleccionada para fazer algumas entrevistas. Depois de meses à procura, depois de ter sido rejeitada muitas vezes e de ter rejeitado dois projectos (porque no final, percebi que não iria gostar ou que não acreditava ter as competências necessárias) fui seleccionada para o meu projecto no início de Agosto! 

 

Candidatei-me para projectos na área do ambiente, na área de migração e na área que lida com jovens com dificuldades económica-sociais. Enviei várias candidaturas, escrevi muitas cartas de motivação e nunca desisti de encontrar o projecto ideal para mim e para minha formação. Tal sucedeu-se quando, em Julho, encontrei um projecto na área de artes e cultura que requeria uma pessoa de nacionalidade portuguesa e outra de nacionalidade francesa. Enviei candidatura, carta de motivação, Curriculum Vitae actualizado e algumas semanas depois foi-me marcada uma reunião via skype com a associação de acolhimento. Depois de ter recebido um e-mail no dia 3 de Agosto a confirmar que tinha sido aceite pela associação de acolhimento, recebi a confirmação da minha associação de envio e comecei a organizar os detalhes da viagem com eles (Associação Juvenil de Deão). So far, so good!

 

Ao inicio este processo de procurar projectos, enviar candidaturas e, finalmente, ser aceite para um projecto que se gosta parece ser difícil e moroso, mas à medida que se vai esperando e se vai percebendo como funcionam as entrevistas, torna-se muito mais fácil. Não desesperes se receberes mais do que um "não" (e vais receber, acredita) porque existem muitos projectos fantásticos e o ideal irá aparecer! Lembro-me de ter ficado muito triste por não ter sido seleccionada para um projecto em Macerata, uma cidade nas Marcas onde já tinha estado e a qual adoro, mas se tivesse sido aceite naquele projecto na área do ambiente, nunca teria encontrado este que se enquadra na minha área de estudos. 

 

Insiste, persiste e não desiste! Pensamento positivo e tudo irá correr bem. 

Se não correr bem, deixa um comentário e eu tentarei ajudar 

 

Pesquisar

Sobre mim

foto do autor

O Dolce Amore Mio nasceu da vontade de partilhar a minha experiência enquanto voluntária europeia (SVE) em Itália. No entretanto, arranjei espaço para outros temas, como cozinhar e viajar.


Viaja comigo por aqui ✈

dolceamoremioblog instagram.png twitter.png helenaduque@sapo.pt

 

O Meu Livro


Sobre o Livro | Comprar

Roteiro

mm.png

Roteiro em Florença

 

Tell Me What You Love

Adorava saber qual é a tua opinião sobre este blogue e se tens um tema que preferes ler! Seja viagens em Itália, diferenças entre Portugal e Itália, publicações sobre a cultura italiana, ou dicas sobre lifestyle todo o tipo de sugestões são bem-vindas! Diz-me o que adoras ler e viaja comigo ✈

Mensagens

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me